Lançamento Hackathon Paraná 2016

UTFPR e Governo do Estado lançam Hackathon Paraná 2016

(*) Cristiano Sousa – texto e fotos

Incentivar a criação de soluções inovadoras voltadas à gestão pública. Essa é a proposta do Hackathon Paraná 2016, iniciativa que consiste em uma maratona de desenvolvimento de software, com foco em projetos de interesse público. O evento foi lançado ontem (21), na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – Câmpus Curitiba, reunindo cerca de 100 estudantes.

maratona-1hackathon-2016Cerca de 100 estudantes participaram do lançamento do Hackathon Paraná 2016 

Entre as autoridades, estiveram presentes, pela UTFPR – Câmpus Curitiba, os professores Paulo Apelles Camboim de Oliveira e Silvana Leonita Weber, que respondem pela Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias (Direc) e pelo Programa de Empreendedorismo e Inovação (Proem), respectivamente. O governo do Paraná foi representado pelo coordenador administrativo do Paranacidade, Daniel Romanowski, e pela analista de Tecnologia da Informação da entidade, Adriana Wolski Pierre.

Para o diretor Paulo Apelles, esse tipo de ação complementa a função da Universidade, contribuindo para o desenvolvimento da ciência e da tecnologia, de modo que a informação e o conhecimento circulem livremente. “Na busca de soluções criativas e inovadoras para uma sociedade mais colaborativa, transparente e democrática, a cidadania participativa se torna um aprendizado essencial para os jovens”, afirmou.

maratona-3Daniel Romanowski, do Paranacidade, apresentou o Hackathon para estudantes da UTFPR

Durante o evento de lançamento do Hackathon Paraná 2016, a líder nacional no Google Business Group Brazil, Erica Marques, que também é co-fundadora do GBG Curitiba – Programa Oficial Google, presente em mais de 80 cidades no mundo, falou sobre empreendedorismo, inovação e negócios digitais e as oportunidades nessas  áreas na capital paranaense. Já o arquiteto de soluções da IBM Brasil, Ezequiel Kwasnicki, apresentou a plataforma de serviços em nuvem e computação cognitiva da empresa.

maratona-2Professores Paulo Apelles e Silvana Weber, receberam os convidados na UTFPR 

Sobre o Hackathon Paraná 2016

Iniciativa do governo do Paraná, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano (Sedu), o evento pretende enfocar nas áreas de “Obras Públicas” e de “Transporte Público”. Os temas serão divulgados somente na abertura da maratona, que será realizada nos dias 7, 8 e 9 de outubro, na sede da Sedu (Rua Deputado Mário de Barros, 1290, 2º andar – Centro Cívico).

Ao final do Hackathon Paraná 2016, cada integrante da equipe vencedora receberá troféu, diploma e um curso à sua escolha nas seguintes áreas: Criação de Aplicativos; Criação de Jogos; Design Thinking; Produção de Conteúdos & Mídias Digitais; Empreendedorismo; e Idiomas (inglês, francês, alemão, italiano ou espanhol). Caso tenham interesse, os vencedores poderão dar continuidade ao projeto desenvolvido durante o evento, participando de um programa de mentorias para startups, além da concessão de créditos de até US$ 120 mil, pelo período de 12 meses, para consumo de tecnologia IBM, observando-se as exigências previstas no Regulamento.

As inscrições são gratuitas e seguem abertas até amanhã (23), exclusivamente pela Internet, na página do evento. A programação completa, o Regulamento e outras informações também estão disponíveis no site. Podem participar profissionais e estudantes de quaisquer cursos e instituições de ensino, públicas e privadas. As equipes serão multidisciplinares, compostas por integrantes de áreas distintas: desenvolvimento, design e business.

O que é Hackathon?

Hackathon significa maratona de programação. O termo resulta de uma combinação das palavras inglesas “hack” (programar de forma excepcional) e “marathon” (maratona). Trata-se de um evento que reúne programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software para uma maratona de programação, cujo objetivo é desenvolver um software que atenda a um fim específico ou projetos livres que sejam inovadores e utilizáveis.

A maratona pode durar entre um dia ou uma semana. Os participantes têm a oportunidade de concorrer a prêmios, conhecer outros profissionais da área, fazer networking e participar de um projeto colaborativo em um ambiente específico de programação.

(*) Estudante de Comunicação Organizacional da UTFPR

Fonte: https://agcomunique.wordpress.com/2016/09/22/utfpr-e-governo-do-estado-lancam-hackathon-parana-2016/

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

%d blogueiros gostam disto: