O design como ferramenta de diferenciação

Quando é abordado o tema “design”, geralmente as pessoas estão habituadas em pensar no impacto visual que aquele produto proporciona. Mas se estudamos afundo sobre o assunto, percebemos que a abrangência é muito maior.

O Design consegue se comunicar através de praticamente todos os sentidos humanos, muitas vez o público alvo é estimulado a consumir certo produto e é difícil dizer qual foi o meio de interação que foi usado. Atualmente muitas empresas procuram atingir o subconsciente de seus clientes, pois assim esta marca fixa em sua mente, facilitando muito na hora da decisão de qual produto comprar.

A empresa WeDoLogos realizou uma pesquisa entre vários setores da economia e com empresas de diversos segmentos e elas afirmam que o faturamento aumentou em 89% com esse investimento em design (sendo ele 50% em design gráfico).

As maiores empresas do mundo possuem um cuidado enorme com a sua comunicação e design. Podemos dizer que um dos motivos que não fizeram a Apple falir em 1990 foi o design. Pois a partir deste momento ela desenvolveu inúmeros produtos com designs inovadores que ajudaram a tornar uma empresa com o valor de 1 trilhão de dólares em valor de mercado.

As grandes mudanças também podem ser observadas no ramo automotivo e industrial, os veículos não se destacam anto pelo seu motor e sim pelo seu design. A utilização do design pra diminuir o custo de produção, reduzir o consumo de energia, melhorar a ergonomia são prioridades no cenário atual.

Hoje com a internet temos acesso a várias ferramentas que permitem nos ajudar a inserir um design de alta qualidade em nossa comunicação. As principais que eu aconselho são: Canva, Dafont, Maker Mockup, Creative Market e Graphic River. Acredito que com elas é possível desenvolver uma comunicação impar e ajudar a se destacar em um mercado tão competitivo.

Recomendo fortemente que você comece aos poucos investindo em design, por mais pequena que seja a sua empresa. Pois é através dele que o seu cliente irá julgar o seu produto ou serviço sem menos ter tido contato com ele anteriormente.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Assinar blog por e-mail

Digite seu endereço de e-mail para assinar este blog e receber notificações de novas publicações por e-mail.

Junte-se a 3.636 outros assinantes